Virtual Hard Disk (VHD e WIM) no Windows 7 e Windows 2008

Um interessante novo recurso do Windows 7 é permitir que se utilizei discos virtuais criados pelo IMAGEX (WDS) ou pelo VirtualPC/Virtual Server diretamente como um disco local da maquina. Este recurso é valioso por alguns motivos:

  • Permitir ter um arquivo único com os arquivos de usuário em um disco externo
  • Ler diretamente dados de uma máquina virtual sem a necessidade de subir o VPC ou VS
  • Fazer o backup dos dados com o processo de backup de imagem de um disco do próprio utilitário do Windows

Eu pessoalmente utilizei este recurso em meu disco externo para guardar dados. Criei um disco VHD e copiei nele dados antigos e desmontei. Quando preciso acessar conecto o disco externo e remonto o VHD com a letra T:. Ao usar este método não misturo arquivos de meus backups costumeiros com os arquivos históricos que possuo.

Como criar um VHD?

1) Abra o Computer Manager
2) Abra o Disk Management
3) Abra o menu More Actions e escolha a opção Create VHD ou Attach VHD se tem o arquivo

O restante do processo é o mesmo que utilizado para um disco fisico comum. Lembre-se de que ser for um disco externo deverá desmontá-lo e remontá-lo antes de desligar ou após reconectar o disco externo. O mesmo vale caso seja local e deseje para de usá-lo.

Importante: A cada reinicialização dá maquina o VHD estará desconectado, então vc poderá criar um script pelo DiskPart para reativar o disco.

Nota: Muito legal é vc pegar o DVD de um outro SO como o Windows 2008 ou o mesmo SO e rodar o setup, escolhendo instalar em outro disco. O VHD irá aparecer na lista e vc instala normalmente !!!

Todo o processo de desmonte e remonte do disco virtual tambem pode ser feito pelo aplicativo DiskPart.

Comentários (8) -

  • Great articles & Nice a site�.
  • Parabens pela aprovação.
    Tem material de estudo ae pra tentar as provas MCITP.
    obrigado.
  • Olá Eduardo,

    Os dois melhores preparatórios para este exame é o curso 6292 que vc encontra em CPLSs ou o Training Kit da Microsoft para o exame 70-680.
    Se vc esperar mais um mes será lançado o academia "5 Estrelas" do technet preparatório para o exame 70-680.

    Um abraço,

    Marcelo Sincic
  • This article gives the light in which we can observe the reality. this is very nice one and gives indepth information. thanks for this nice article!
  • Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.
  • Boa noite msincic,

    Verifiquei que ainda não tem nada disponivel no TechNet para o 5 estrelas... Você tem alguma noticia se vai sair esse material para o 5 estrelas?

    Valeu, obrigado!!!
  • Olá Luciano,

    Realmente ainda não está disponivel. Foi finalizado em Abril mas o site do TechNet e MSDN foram reformulados e ainda não tiveram tempo de colocar o 5 estrelas do Windows 7 no ar.
  • Sem problemas! =)

    Se souber de alguma coisa quando sair... me da um toque por favor.

    Abraço msincic!
Os comentários estão fechados