Microsoft Web Platform, configurador automatico para aplicações ASP.NET

Nota: Já está disponivel a versão Beta do WPI 3. Veja no post http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/WebMatrix-Gerenciador-para-desenvolvimento-de-sites-(WPI-3-Beta).aspx

Você já imaginou poder instalar todo o suporte a aplicações ASP.NET sem a necessidade de qualquer esforço adicional de ficar baixando diversos aplicativos?

Baixe em http://www.microsoft.com/web/downloads/platform.aspx o Microsoft Web Platform. É um aplicativo de 1 MB que permite escolher os produtos a serem baixados e já processa as intalações e configurações dos seguintes itens:

1- .NET Framework na versão 3.5 para suporte as aplicações criadas em ASP.NET, que contem suporte a AJAX, LINQ, etc
2- IIS And Extensions para configuração e instalação da versão mais nova do IIS
3- SQL Server 2008 Express que é um poderoso banco de dados relacional, possui a limitação de 4GB por banco, mas permite o uso de todos os recursos
4- Visual Web Developer que é um subconjunto do Visual Studio 2008 Professional, porem faz toda a parte do ASP.NET com VB ou C#

É isso ai, aproveite este pacote. Instalei ele em um VM e fiquei impressionado com a facilidade de configuração e a riqueza, o ambiente fica muito bom em termos de configuração e recursos.

Comentários (6) -

  • Marcelo gostei muito da solução de desse blog,  porém venho reparando  um certo numero de spam nele e isso me preocupa antes de adotar a solução, gostaria de saber se ele possui algum  filtro?
  • Olá, o problema não é a solução em si, mas sim estar com comentários abertos e anonimos. Uma das soluções é ligar a autenticação ou moderação, mas eu preferi não fazer e preciso realmente qualquer hora apagar.
    Neste ponto o WordPress é melhor porque ele tem um menu com todos os comentários e é possivel classificar os que são SPAM. No BlogEngine não tem uma "central de comentários" por assim dizer, tem que entrar em cada post...
  • Gostei muito desse blog BlogEngine, essa questão de você ter que entrar em cada post para deltar complica um pouco, acredito que logo eles devem lançar  uma opção  para esse tipo de gerenciamento ou até mesmos um plugin. Obrigado pela informação.
  • Bom dia, você sabe me informar se há disponível para download "offline" o WEB PLATFORM INSTALLER 2.0.

    Gostaria de estar configurando o software em uma VM 2003 que tenho em meu notebook.

    Desde já agradeço.
  • Olá, a versão mais nova do BlogEngine (1.6) agora permite moderação automática de comentarios, incluindo criar filtros personalizados de bloqueio e permissão.
    Muito bom, agora vale a pena vc testar, e o mais interessante do BlogEngine é o fato de não precisar de base da dados.
  • Olá Marcelo,

    Não tem a versão do Installer offline, o que vc pode fazer é baixar os itens individualmente utilizando as opções de web gallery (http://www.microsoft.com/web/gallery/default.aspx.
    O problema é que o WPI é um programa instalador inteligente, pois como ele baixa o Visual Studio, IIS, Galerias, Aplicativos e outros se for criar um instalador offline com todas as versões do IIS e aplicações ficaria um "megapacote".
Os comentários estão fechados