Recuperando um disco dinâmico, convertendo para básico a força

Ao trocar o meu HD externo pelo que já possuía no note, tive o seguinte problema: “Invalid disk” tanto no Server Management quando no DiskPart.

O disco em questão era o de boot no meu antigo notebook que estava formatado como Dynamic e com 3 partições (System, SO e Dados).

Encontrei no Fórum TechNet referencia ao mesmo problema, mas não se aplicavam ou não adiantavam no meu caso e foi quando comentaram da ferramenta HxD (http://cnet.co/qe5H4H), que eu já havia utilizado mas para editar arquivos e não para editar setores de disco.

Então ai está a solução, usando o HxD edite o disco e altere o hexa 42 (dinâmico) para 07 (básico) e o disco passa a ser enxergado com todas as partições, mas com o sintoma de aparecem algumas partições “fantasmas”.

Na figura 1 veja a abertura do disco pelo menu “Extras –> Open Disk”

HxD-1

Na figura 2 encontramos a definição dos tipos de partição, que iniciam na posição 0000001C0 em diante e note o terceiro octeto com o DWORD 42 e altere para 07.

HxD-2

Na figura 3 veja que o disco foi visto como básico, as partições voltaram, inclusive a de 200MB utilizado como System e uma “fantasma” com a letra H que não tinha dono e que segundo referencias era a partição de controle do disco dinâmico.

HxD-3

Assim, após realocar os 200 MB para o disco G:, apagar o disco H: e reformatar a partição 1 que era boot fiquei com o meu disco recuperado e estou utilizando normalmente como uma única partição sem ter perdido dados que estavam na partição 2:

image

image

Importante: Não utilize este recurso em dados sem levar em conta o risco de perder partições, principalmente levando em conta que certos recursos não são suportados (Extend, Expand, RAIDs) em discos básicos. Este recurso é interessante e essencial caso deseje recuperar dados de discos que estejam nas especificações dos discos básicos, ou seja, até 4 partições sem recursos de RAID.

Os comentários estão fechados