Medindo consumo de energia real (JouleMeter)

Tabelas de teóricas de consumo de um microcomputador, notebook ou servidores são amplos na internet. Em geral se utilizam 4 formas de cálculos:

  1. Determinístico Arbitrário – Usa-se capacidade total da fonte menos um percentual arbitrário de uso concorrente. Por exemplo, se a fonte do seu computador é 200W e você não utiliza todas as saidas de energia, arbitra-se o valor de 60%, portanto 120W.
    Este método não é confiável porque não tem qualquer base real para o percentual.
  2. Deterministico Acumulado – Soma-se o consumo da CPU, memória, discos, placa mãe e adicionais levando em conta as especificações técnicas do fabricante de cada componente.
    Este método é exato no cálculo mas pode aumentar o consumo real, pois leva-se em conta o valor de consumo máximo de cada componente, sendo que o processador varia o consumo conforme a demanda, o disco pode desligar em ociosidade, alem de não levar em conta dispositivos USB como teclado, mouse e pendrive.
  3. Consumo Real – Este método é o mais exato e traz o consumo a partir da energia “puxada” pelo equipamento a partir do cabo de força principal com a ajuda de um alicate amperímetro, como a imagem abaixo. Este alicate traz a amperagem, voltagem e consumo pelo arco elétrico gerado no cabo de força ao ser coloca na pinça de leitura.
    image
    Porem, este método também tem a desvantagem de exigir que a medição seja humana e não manter registros das oscilações conforme o uso dos componentes se ajustam a demanda de processamento.
  4. Consumo Real (heurístico) – Este método é automatizado, inteligente e real. Por meio de fórmulas heurísticas de consumo é possivel saber o total medindo o consumo da CPU, memória e outros componentes a partir de dados dos sensores do computador ou pelos dados de cada componente atualizado. Este cálculo é feito por um software que acumula os dados trazendo a média de consumo, INCLUINDO CO2 !!!
    Para isso baixe a ferramenta JouleMeter criada pela Microsoft Research e gratuito em http://research.microsoft.com/en-us/projects/joulemeter/default.aspx
    image
    O consumo de CPU e memória do programa é infimo e não afetará o ambiente, sendo permitida até a instalação em VMs baseadas em processadores com Intel-VT ou AMD-V.

É isso ai, agora você poderá fazer tabelas reais de consumo dos servidores, estações e outros da sua rede. Em breve farei um post comparando o consumo de servidores visualizando o cenário de virtualização.

Os comentários estão fechados