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Utilizando Fitas (Tape Drives) no DPM 2010–Parte II

Neste segundo post iremos tratar de como trabalhar com o tape drive e administrar as fitas no DPM 2010. No primeiro post abordamos a parte funcionar (Utilizando Fitas (Tape Drive) no DPM 2010–Parte I).

O gerenciamento de fitas no DPM é relativamente simples, mas importante para as atividades, principalmente quando falamos de robos com co-location habilitado.

Inicialmente, na imagem abaixo vemos um robo de fitas, a TL2000 da Dell que utiliza o drive 3573 da IBM.

Note que temos uma unidade de fita e um carrosel de 24 slots (o primeiro está carregado no drive) e cada fita tem um barcode e label indicando sua utilização.

Tape Drive

  • Status – Obviamente indica se a fita está livre ou disponivel. É importante que este campo só mostra se a fita está vazia, disponivel para uso ou danificada, porem o estado disponivel (Tape available) não indica que a fita está livre ou vazia, apenas que a fita não está com problemas
  • Tape Label – O DPM utiliza este campo para indicar o que está dentro da fita, no caso utilizando o nome do grupo de proteção mais um código sequencial como indicativo visual para o administrador de backup. O estado Free obviamente indica que a fita não contem dados ou que estes já expiraram, conforme a politica de renteção long-term do grupo de proteção
  • Barcode – Indicador unico de cada fita, o barcode lhe permite identificar a fita, mas não permite fidelizá-la, o que é uma limitação do DPM que muitos criticam, porem é importante notar que o próprio DPM gerencia isto automaticamente, principalmente em robos
  • Offisite Ready – Indica que a fita está com o backup. Nos casos em que o co-location estiver habilitado e existe o robo este dado pode não ficar disponivel por deixar a fita a espera de outros backups, porem nos casos de tape drives sem robo este dado indicaria que aquela fita já foi usada para o backup e que deve ser tirada, e quando o co-location estiver habilitado que a fita já está cheia e não é possivel continuar a utilizá-la

    O que é o Co-location?

    Esta opção permite ao DPM utilizar melhro as fitas por combinar backups. Por exemplo, uma fita LTO-3 pode ser de 800GB e o backup dos dados utilizar apenas 200GB, assim o restante da fita acomodaria outros conjuntos de backup e otimizariamos a necessidade de mais fitas.

    Para ativar abra o DPM Management Shell e utilize o comando:

    Set-DPMGlobalProperty –DPMServerName <Servidor> -OptimizeTapeUsage $True

    Quando usar o Co-location?

    Nos casos de não haver robo, apenas a unidade de fita, esta opção irá ajudá-lo por permitir que uma mesma fita contenha multiplos backup.

    Por outro o lado o co-location pode atrapalhar quando um dos backup não estiver expirado e a fita ficar cheia. Por exemplo, imagine que a mesma fita arquivou backup do servidor de arquivos e do SQL Server por 3 ciclos de retenção (1 mês com backups a cada 7 dias). Esta fita encheu e como os dois primeiros backups estão expirados mas o ultimo ciclo não, a fita não fica livre e não pode ser reutilizada até que o terceiro expire.

    Por outro lado, se você possui o robo este utilizará a fita até o final com vários conjuntos de backups e passará para a próxima fita ao final.

    Operações com Fitas

    O menu abaixo mostra as opções que podem ser utilizadas com as fitas:

    Options Tape

    • Inventory Library –Esta opção faz a leitura de todas as fitas no carrousel ou a fita que está no drive caso seja unico. Em casos em que uma fita aparece nos alertas como “suspect” ou “unreadable” esta opção resolve o problema por reinventaria todas as fitas
    • Rescan e Refresh – Utilizadas para o DPM reconhecer novas unidades de fita (tape drives)
    • Clean Drive – Pede a fita de limpeza do drive
    • Remove e Add Tape (I/E port) – Abrem a porta do tape para retirada ou colocar novos tapes
    • View Tape Contents – Retorna o catalogo da fita, com os backups que ela contem e a data de expiração
    • Erase Tape – Deleta os dados de uma fita, util quando ela ainda contem dados que não expiraram
    • Mark as Cleaning Tape e Unmark Tape as Free – Estas opções indicam que a fita está livre ou não, sendo que neste ultimo caso é util para quando se deseja guardar permanentemente o backup

    Com este segundo post vimos como administrar as fitas, no terceiro e ultimo veremos como criar as politicas de backup.

  • Leia a parte I – Criando grupos de proteção com uso de tapes Utilizando Fitas (Tape Drive) no DPM 2010–Parte I

    Leia a parte III – Criando sua politica de backups tapes http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Utilizando-Fitas-(Tape-Drives)-no-DPM-2010e28093Parte-III.aspx

    Posted: jul 16 2011, 02:01 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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    Utilizando Fitas (Tape Drive) no DPM 2010–Parte I

    Uma duvida muito comum que me recebo é como utilizar tapes no DPM (System Center Data Protection Manager), já que os videos que publiquei no final de 2009 (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Serie-Technet-VideoCast-System-Center-Data-Protection-Manager.aspx) não abordei o assunto por estar utilizando VMs e não tinha um tape drive.

    Obviamente que será necessário utilizar um modelo compativel (http://technet.microsoft.com/en-us/systemcenter/dm/cc678583), e no meu caso estou com a Dell TL4000 que possui robo e dois drives.

    Irei dividir em 3 posts, este primeiro em como utilizar o backup em fitas, o segundo sobre operação com as fitas e como gerenciar e o terceiro post sobre politicas de backup apropriadas.

    Parte I – Utilizando backups em fita

    No DPM temos o backup “short-term” que é realizado em disco e o backup “long-term” que é em fitas.

    Para habilitar é necessário primeiro que o DPM reconheça a unidade, como mostrado na imagem abaixo:

    Tape Drive

    Note que no exemplo acima estamos tratando de um robo de fitas com capacidade para 23 LTOs 3 ou 4 no carrousel.

    Após reconhecer a unidade no grupo de proteção já irá habilitar a opção de backups em fitas, como abaixo:

    Tipos de Backup

    Ao escolher que deseja fazer o backup “long-term” terá as próximas duas telas, a primeira abaixo mostra o periodo de retenção do backup em fita, sua frequencia e o agendamento do backup.

    Backup Tape

    Por fim, escolha em qual dos drives (quando multiplos) deseja que o backup seja feito e se deseja criptografar e comprimir, lembrando que não é possivel combinar os dois métodos:

    Escolha do Tape

    Finalizo aqui a parte 1 desta série e em breve publicarei a parte 2 e 3 atualizando este post com os seguintes.

    Veja a parte II – Gerenciando fitas http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Utilizando-Fitas-(Tape-Drives)-no-DPM-2010e28093Parte-II.aspx

    Vaje a parte III – Criando sua politica de backup http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Utilizando-Fitas-(Tape-Drives)-no-DPM-2010e28093Parte-III.aspx

    Posted: jul 14 2011, 00:02 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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    Centro de Treinamento TechNet–System Center Configuration Manager 2007 SP2 e R3

    Foi muito bom ter recebido hoje a noticia da publicação de mais um Centro de Treinamento TechNet que pude participar.

    Na semana passada foi publicado o Centro de Treinamento MSDN sobre desenvolvimento de aplicações com WPF (Novo Centro de Treinamento no MSDN–WPF 4.0)

    Eu esperava ansioso pela publicação desta nova trilha de aprendizado para os profissionais de TI que tive o privilégio de organizar e participar na gravação dos videos, e os profissionaios mais um vez vão poder usufruir do trabalho de 3 MVPs: Eu, Raphael Perez (dotnetwork.com.br) e o Igor Humberto (Só Bits na Mente).

    Foi um trabalho demorado, já que foi necessário usar várias VMs, preparar PPTs e montar demos, mas ficou muito bom, pois alem dos videos linkamos os tópicos da biblioteca técnica do TechNet correspondente.

    Segue o link http://technet.microsoft.com/pt-br/hh264602

    ee402630_CentroDeTreinamento2

    System Center Configuration Manager 2007 SP2 e R3

    Nesta trilha você aprenderá sobre a importância de um ambiente com gerenciamento centralizado. Veremos como o SCCM 2007 poderá ajuda-lo a distribuir software, realizar inventários, gerir conformidades, suporte remoto, economizar energia, relatórios gerenciais do parque de máquinas e outras importantes funções.


    Gerenciando ambiente, Instalação e Configuração inicial do ambiente

    Iniciaremos com um briefing sobre gerenciamento de ambientes e como o SCCM 2007 cumpre esta tarefa. Passaremos para a instalação, pré-requisitos e configuração inicial para o ambiente com SCCM 2007 em uma rede


    Breve visão de gerenciamento


    Instalação e pré-requisitos do SCCM 2007 SP2 e R3


    Configuração inicial do ambiente da rede para o SCCM


    Configurando sites secundários


    Pré-requisitos e instalação (inglês)


    Configurando sites para boa performance (inglês)


    Novidades do System Center Configuration Manager 2007 SP2 e R3


    Configurando boundaries e papeis do SCCM 2007 (inglês)


    Instalação dos clientes e Inventários

    Neste tópico saberemos como é realizado o descobrimento e a instalação dos agentes do SCCM. Também abordaremos como configurar, realizar e utilizar os inventários de software e hardware.


    Configurando o servidor para descobrir e instalar clientes


    Configurando os agentes de inventário


    Utilizando os inventários e gerando relatórios


    Instalando clientes (inglês)


    Configurando a descoberta de clientes (inglês)


    Configuração e uso de inventários (inglês)


    Distribuição de Software, Updates e Sistema Operacional

    Um dos principais recursos do SCCM é sua capacidade de controlar o envio, instalação e controle de softwares. Veremos como integrar o SCCM ao WSUS para distribuição centralizada e controlada dos updates.


    Configurando os servidores e agentes para distribuição de software


    Criando pacotes, programas e anúncios de software


    Integrando o WSUS com o SCCM e distribuindo updates


    Integrando SCUP com o WSUS para distribuir updates para softwares não-Microsoft


    Configurando o SCCM para distribuir imagens de Sistema Operacional


    Utilizando o SCCM para distribuir Sistema Operacional


    Distribuição de software com o SCCM 2007 (inglês)


    Distribuição de updates com o SCCM 2007 (inglês)


    Distribuição de SO com o SCCM 2007 (inglês)


    Gerenciando o parque de máquinas

    Neste tópicos abordaremos as features que nos permitem gerenciar o parque de máquinas e gerenciar o uso de aplicações, bem como as funcionalidades adicionadas pelo R3.


    Gerenciando software com o Software Metering


    Utilizando o Asset Inteligence para gerenciamento de aplicações


    Utilizando o Desired Configuration Manager (DCM) para garantir uniformidade


    System Center Configuration Manager 2007 R3 e o Cliente Verde


    Utilizando o Software Metering (inglês)


    Utilizando o DCM para compliance de ambientes (inglês)


    Gerenciamento de energia com o SCCM 2007 R3 (inglês)


    Wake Up On Lan com o SCCM 2007 (inglês)


    Relatórios, Monitoração e Manutenção do SCCM 2007

    Conheça os relatórios nativos do SCCM 2007, bem como os integrados ao SQL Server Reporting. Monitores os diferentes logs, contadores de performance e ambiente do SCCM 2007. Prepare-se para recuperação de falhas.


    Integrando o SCCM 2007 ao SSRS


    Breve visão dos relatórios do SCCM 2007


    Criando queries e relatórios no SCCM 2007


    Monitoração e analise do ambiente


    Backup e restore do SCCM 2010


    Instalando relatórios no SCCM e SRSS 2008 (inglês)


    Desenvolvendo queries e relatórios no SCCM 2007 (inglês)


    Recuperação de desastres (inglês)

    Posted: jun 13 2011, 08:10 by msincic | Comentários (2) RSS comment feed |
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    Portas Utilizadas pelo SCCM 2007 e SCOM 2007

    É comum atender clientes onde filiais não trocam dados e descobrirmos que o problema é firewall ou outro problema de comunicação.

    Na semana passada já havia postado as portas que são utilizadas pelo Windows 2008 (http://bit.ly/faB026) e agora é interessante ter o mesmo conteudo para a familia System Center.

    O melhor dos dois primeiros documentos é que contem uma representação gráfica de um ambiente completo.

    System Center Configuration Manager 2007 R3: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb632618.aspx

    System Center Operation Manager 2007 R2: http://technet.microsoft.com/da-dk/library/cc540431(en-us).aspx

    System Center Data Protection Manager 2010: http://blogs.technet.com/b/schadinio/archive/2010/07/20/dpm-protocols-and-ports-used-by-dpm.aspx

    Bom proveito!

    System Center Advisor (Projeto Atlanta)

    Nos ultimos dias, por ocasião do MVP Summit e do MMC, a Microsoft demonstrou que está agressiva em sua migração de serviços para a nuvem com o lançamento do System Center Advisor Beta e do Intune (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Familia-System-Center-Crescendo-Novidades-!!!.aspx)

    O Atlanta é um produto que agrega o que o MBSA e outros BPAs (Best Practices Analyser) para fornecer um ambiente de monitoração em tempo real e atualizado.

    O que o Atlanta herda do MBSA/BPAs são as features de best practices, análise de ambiente, lista de updates e outros. O que o diferencia é o fato de ser ativo e não passivo como o MBSA/BPAs.

    Do SCOM o Atlanta herda as funcionalidades de alertas ativos do ambiente, com a vantagem de conter os KBs da Microsoft online, o que facilita em muito a resolução do de problemas. Por outro lado, o SCA não permite criar novos eventos e coletores como fazemos com o SCOM para monitorar aplicações in house.

    Por enquanto o Atlanta apenas monitora os servidores com SQL Server e Windows Server mas está aberta a possibilidade de outros servidores serem agregados.

    O cliente é baixado e instalado localmente nos servidores a serem monitorados e trabalha com um deles designado como proxy para fazer o papel de envio e recebimento de dados.

    Seguem algumas telas para exemplo:

    Atlanta1
    Tela de configuração

    Atlanta2
    Tela de alertas inicial

    Atlanta3
    Tela com alertas de exemplo

    Por enquanto o SCA está em beta gratuito basta entrar no site http://www.microsoft.com/systemcenter/en/us/Advisor.aspx para detalhes do produto e se cadastrar.

    Posted: abr 05 2011, 14:42 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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    Marcelo de Moraes Sincic | junho 2012
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    System Center Configuration Manager 2012 com SQL Server 2012

    Já é a segunda implementação de SCCM 2012 que faço e utilizando o SQL Server 2012 e notei um problema em comum nos dois casos, não permitir utilizar o SQL Server Reporting Service como Reporting Point para o SCCM 2012. Todas as outras roles e funcionalidades do SCCM 2012 funcionam normalmente com o SQL Server 2012.

    Na primeira implementação não tinha muito tempo para depurar e tentar encontrar o que era, apenas me contive na lista de compatibilidades do SCCM 2012 em http://technet.microsoft.com/en-us/library/gg682077.aspx e instalei o SQL Server 2008 R2.

    Importante: O System Center 2012 SP1 anunciado para ser lançado em breve irá incluir o SQL Server 2012 na lista de compatibilidade

    SINTOMA

    Após instalar o SQL Server 2012 e executar os prereqs do SCCM a instalação ocorre com sucesso e a configuração das roles do SCCM 2012 é possivel, exceto Reporting Point.

    Ao tentar adicionar a role Reporting Point no SCCM 2012 com o banco de dados sendo o SQL Server 2012 não aparece a instância do Reporting Services para ser selecionada.

    CAUSA

    O SQL Server Reporting Services (SRSS) 2012 não é compativel com o SCCM 2012, pois na consulta WMI do wizard é utilizado uma cláusula de filtro para retornar as instâncias do SRSS utilizando a versão (2005, 2008 e 2008R2) como parametro, o que não retorna o SRSS na versão 2012.

    O mesmo não acontece com o validador de pré-requisitos na instalação do SCCM 2012 pois ele utiliza uma cláusula de consulta a versão do SQL Server invertida da que é utilizada acima, onde é pesquisado versões acima da SQL Server 2005 e não uma lista fixa das versões.

    SOLUÇÃO

    Instale a feature Reporting Services do SQL Server 2012, pois o Service Pack 1 do System Center que será liberado em breve dará suporte ao SQL Server 2012. Na ocasião exporte os relatórios customizados (arquivos rdp) e remova a role Reporting Point, adicionando em seguida já na instância do SQL Server 2012.

    Durante este periodo, instale apenas a feature SQL Server Reporting Services do SQL Server 2008 R2. Não é necessário instalar mais nenhum recurso do SQL Server 2008 R2, já que a base de dados do SRSS 2008 R2 pode utilizar o SQL Server 2012 como banco de dados normalmente.

    Configure o Reporting Services do SQL Server 2008 criando uma base de dados no SQL Server 2012 e faça o backup da chave, para quando sair o System Center 2012 SP1 seja possivel utilizar o mesmo banco de dados de relatórios, apenas configurando o Reporting Services do SQL Server 2012.

    Posted: jun 27 2012, 00:00 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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    Conteudo do Microsoft TechEd 2012 Noth America Disponivel Online

    Assim com o MMS 2012 (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/MMS-2012e28093Novidades-Importantes-e-Assista-o-Evento-Online.aspx) o TechEd 2012 teve o seu conteudo aberto ao público.

    Claro que nada substitui a presença em um evento como esse, interagir com outros participantes e os palestrantes, mas para que não pode participar (me incluo) assistir online é uma grande facilidade e oportunidade.

    Faça uso dos filtros para encontrar o assunto, palestrante ou track desejada:

    http://channel9.msdn.com/Events/TechEd/NorthAmerica/2012

    Posted: jun 18 2012, 10:49 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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    Filed under: Eventos

    Ebook Gratuito: Introdução do Windows Server 2012

    Já havia recebido este link de diversos amigos pelo Twitter, mas só hoje tive tempo de ler o conteudo.

    Realmente o livro é muito bom e gratuito!!!!

    image

    Gostei muito dos capitulos 2 e 3. O capitulo 2 trata do Hyper-V 3.0 e o captiulo 3 do MSCS (Microsoft Cluster Service) e abordam não apenas a parte téorica com maestria, mas também como configurar.

    O conteudo é baseado no Beta, mas não temos grandes mudanças em conceitos e interfaces, exceto limites de VMs que aumentaram.

    Excelente, não deixe de baixar direto o pdf http://go.microsoft.com/?linkid=9811411

    Para ver o anúncio do lançamento e os varios formatos (PDF, epub e mobi): http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2012/06/04/free-ebook-introducing-windows-server-2012.aspx

    Posted: jun 12 2012, 15:54 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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    Filed under: Windows 2012

    Artigos no Wiki MIVP #6, #7, #8 e #9: System Center Configuration Manager 2012–Da Instalação ao Endpoint Protection

    Continuando a parceria com a agência de publicidade para a montagem de 20 artigos referentes a Private Cloud com System Center 2012, esta semana publicamos mais 4 artigos no portal MIVP no Wiki, deta vez focados no SCCM 2012: http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/7533.portal-mivp-most-influential-virtualization-professional-pt-br.aspx?ocid=soc-n-br-loc

  • System Center Configuration Manager 2012 – Instalação e Configuração (pt-BR)
  • System Center Configuration Manager 2012 - Novos Recursos de Administração (pt-BR)
  • System Center Configuration Manager 2012 - Distribuição de Software Focada no Usuário (pt-BR)
  • System Center Configuration Manager 2012 - Garantindo sua Segurança com o Endpoint Protection (pt-BR)
  • Em breve os próximos 4 artigos que irão abordar SCOM, Orchestrator e App Controller:

    • System Center Operations Manager 2012 - Instalação e Configuração
    • System Center Operations Manager 2012 - Novos Recursos
    • System Center Orchestrator - Automatizando Tarefas
    • System Center AppController - Monitore Aplicações

    Series:

    Erro de Comunicação entre o Agente e Servidor no DPM 2012

    O erro abaixo pode ocorrer em casos de instalação do DPM em maquinas que já possuiam algum outro produto da familia System Center 2012 nas versões Beta e Release Candidate.

    Sintoma

    Log Name:      Application
    Source:        DPMRA
    Event ID:      85
    Level:         Error
    User:          SYSTEM
    Description:
    A DPM agent failed to communicate with the DPM service on W2K8R2-DPM.sincic.com.br because of a communication error. Make sure that W2K8R2-DPM.sincic.com.br is remotely accessible from the computer running the DPM agent. If a firewall is enabled on W2K8R2-DPM.sincic.com.br, make sure that it is not blocking requests from the computer running the DPM agent (Error code: 0x23e750, full name: W2K8R2-DPM.sincic.com.br).

    Log Name:      System
    Source:        Microsoft-Windows-DistributedCOM
    Event ID:      10006
    Level:         Error
    User:          N/A
    Computer:      W2K8R2-HV-AD.sincic.com.br
    Description:
    DCOM got error "2147944121" from the computer W2K8R2-DPM.sincic.com.br when attempting to activate the server:
    {CC7D8A18-C386-48D5-9906-4FFC77A39788}

    Causa

    No servidor já existia alguma instalação de produtos que utilizam porta RPC para internet, como RPC-Over-HTTP, SCOM, SCCM e outros. O erro não acontece em maquinas criadas especificamente para o DPM.

    No registry é criado uma subchave em RPC para acesso a internet, indicando as portas disponiveis e com alguns parametros que acabam criando problemas em chamadas remotas em rede local.

    Solução

    Faça um backup da árvore de registro abaixo e delete.

    HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Rpc\Internet

    Reinicie a máquina para reconfigurar os serviços de RPC e refaça os testes de comunicação com o agente do DPM.

    Posted: jun 11 2012, 13:59 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
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